II Curso de CSA

slide01

slide02

slide03

slide04

slide05

slide06

slide07

Nome do curso:

Formação em Comunidades que Sustentam a Agricultura

Objetivo do curso:

  1. Promover a aprendizagem para formação e fortalecimento de Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSA.
  2. Fortalecer o Movimento de CSA no Distrito Federal e entorno.

Para quem é o curso:

  • Membros de CSA – agricultores e coagricultores.
  • Potenciais membros de CSA (futuros agricultores e coagricultores de CSA).
  • Profissionais que atuam com agricultura familiar, economia solidária, desenvolvimento comunitário, interessados em promover CSA.

Investimento:

investimento

Ementa:

Como formar uma CSA? * A história das CSA no mundo * Planejando a produção agrícola em CSA * Como criar grupos de coagricultores? * Escultura Social * Estruturação Financeira * Economia Associativa * Nutrição & Alimentação em CSA * Gestão Coletiva de CSA * Vivências * Exercícios Práticos * Intercâmbios na Rede CSA Brasília

Realização:

CSBrasilCSABrasiliaMatres

Inscrições:

Inscreva-se aqui!

Mais informações:

Tel: (61) 3046 0075

Email: cursos@matres.com.br

Site: http://www.csabrasilia.wordpress.com


Instrutores

Andrea Zimmermann
instrutores-andreaPermacultora, Geógrafa e Empreendedora da Matres Socioambiental. Fez mestrado em Desenvolvimento Sustentável.   É produtora agroecológica há mais de 10 anos e agricultora da CSA Toca da Coruja,  co-fundadora  da Rede CSA Brasília. Há mais de quinze anos com consultorias e educação empreendedora voltada a processos participativos, planejamento e gestão de projetos,  educação ambiental, projetos sustentáveis e metodologias participativas.

Claudia Vivacqua
instrutores-claudiaÉ membro do Coregroup do CSA Brasil e co-fundadora do CSA Demétria e CSA Brasil. Formada em Psicologia pela Universidade Salesiana de Lorena em 1985. Formada em Pedagogia Waldorf para jardim de infância e ensino fundamental em Stuttgart, Alemanha, 1987 – 1989. Possui formação em terapia para casal e família (Instituto de terapia Familiar de São Paulo, 1993). Formação em aconselhamento biográfico,1993. Atua como aconselhadora biográfica, formação para adultos, facilitadora de grupos, pedagoga há mais de vinte anos. Colaboradora da Associação Comunitária Monte Azul e do CSA Brasil. Morou e trabalhou como pedagoga e aconselhadora biográfica na Alemanha. É membro do Coregroup do CSA Brasil e co-fundadora do Curso de Formação em CSA promovido pela CSA Brasil.  Também é co-agricultora no CSA Demétria, sendo membro desde o princípio do funcionamento do mesmo.

Renata Navega
instrutores-renataDiretora da Matres Socioambiental. Administradora graduada pela Universidade de Brasilia, formada em Gerenciamento de Projetos pela Lewis University, Chicago. Há 10 anos atua com educação, planejamento estratégico e facilitação de processos participativos para o Governo, Terceiro Setor e Organismos Internacionais. Participou da 2a Turma de Formação de Comunidades que Sustentam a Agricultura em Demétria, São Paulo (2014), é co-fundadora do Movimento CSA Brasília e apoiou a articulação de formação de diferentes comunidades em Brasília: CSA Barbetta, CSA Toca da Coruja, CSA Girassol e CSA da Vila Planalto.

Valéria Paschoal
Foto Valéria.jpgNutricionista há 32 anos. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. É diretora da VP Consultoria Nutricional e editora científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional desde 1999. Há 13 anos é coordenadora científica e docente convidada dos cursos de Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional da Universidade Cruzeiro do Sul. Autora dos Livros “Nutrição Clínica Funcional: dos Princípios à Prática Clínica”, “Suplementação Funcional Magistral: dos Nutrientes aos Compostos Bioativos”, “Nutrição Clínica Funcional: câncer” e “Tratado de Nutrição Esportiva Funcional”. É coordenadora da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e membro do The Institute for Functional Medicine – USA. Atua como Nutricionista do CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Agricultura Sustentada pela Comunidade) desde 2011. Há 5 anos é membro do conselho consultivo da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados).

Wagner Santos
instrutores-wagnersGraduado em Administração, pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru, pós graduado em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil. Trabalhou por 13 anos como Consultor de Empresas na Accenture-São Paulo e gerenciando projetos na área de TI na Gennari & Peartree, Tata Consultancy and Services e CPMBraxis em São Paulo. Foi Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança em Bauru na década de 1990.   É membro da Diretoria da VIVER Escola Waldorf de Bauru. Desde 2012 atua como co-agricultor da CSA em Bauru, na VIVER Escola Waldorf de Bauru, tendo desempenhado papéis diversos dentro do Grupo do Coração (Core Group) do local, além de atuar como Administrador Financeiro da CSA Demétria em Botucatu desde este mesmo ano. Em 2013 foi um dos articuladores para a criação da CSA Brasil.  E desde esse mesmo ano atua como Administrador e Consultor da CSA Brasil, bem como na criação, formatação e na docência dos Cursos de Formação em CSA promovidos pela entidade.

Wagner Soares
Designer gráfico há 22 anos e designer de informações (facilitação gráfica). Graduou-se em História com especialização em Comunicação, ambos pela UnB. Estudou desenho e pintura no Istituto Lorenzo de Medici (Florença, Itália, 1996). Trabalhou em agências de comunicação como Diretor de Arte por mais de 10 anos, sendo autor de projetos gráficos para o governo e empresas privadas. Como facilitador gráfico, realizou trabalhos para o ICMBio, Inesc, TCU, Conservation International, Ministério da Saúde, CIRAT e Instituto Toca. É permacultor, co-fundador do movimento da CSA em Brasília e co-agricultor da CSA Barbetta, a primeira na capital. Tem formação em Moderação pela Matres Socioambiental e em Dragon Dreaming, com o curso “Superando Bloqueios”, com John Croft. No Ipoema – Instituto de Permacultura foi designer gráfico do projeto “Aguas do Cerrado”.