Rede CSA Brasília participa de Banquetaço em apoio à campanha a favor da permanência do CONSEA

Nossos direitos garantidos até a última garfada

No dia 27 de fevereiro nosso convite é para falarmos de boca cheia! Para nós que gostamos de comida boa, limpa e justa será um dia de manifestar nosso apoio ao conselho que defende a nossa alimentação. O Banquetaço vai acontecer em várias cidades do Brasil, organizado por diversas entidades que se importam com a segurança e o direito humano à alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos.

É difícil de acreditar mas, em menos de 40 dias, o atual governo, entre outras ações polêmicas, extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). É importante esclarecermos a relevância do CONSEA para o Brasil e o mundo a fim de revertermos essa ação lastimável.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONSEA?

O prato já estava indigesto: cada vez mais as pessoas comem “coisas” que não são exatamente comida, bem longe dos padrões alimentares culturalmente identificados; consomem produtos ultraprocessados no lugar de frutas, legumes e verduras e, quando pensam que estão comendo esses vegetais maravilhosos que a natureza nos dá estão, muitas vezes, ingerindo veneno dos agrotóxicos. Vivemos a dupla carga da má nutrição: ao passo que ainda há milhões de pessoas com baixo peso e desnutridas, a epidemia silenciosa da obesidade, hipertensão e diabetes cresce entre os moradores do país com a natureza mais abundante do mundo! Alguma coisa está fora da ordem.

Reconhecido mundialmente como grande estratégia no combate à fome, estudado e referenciado em diversos projetos de cooperação internacional, o Consea é um espaço de participação social para o monitoramento de políticas públicas relacionadas à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, entre elas ações como a rotulagem de alimentos, controle do uso de agrotóxicos, preservação ambiental, iniciativas de prevenção de obesidade. Tem caráter consultivo e é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais. Parece um grande ator no cenário de defesa dos direitos humanos. Então:

A QUEM INTERESSA SILENCIAR O CONSEA?

Aquela velha máxima “siga o dinheiro” explica mais este mistério: para a população, o alimento é o elemento central da vida, um direito social, um bem material, imaterial e parte do patrimônio cultural do povo e da nação brasileira. Para o setor privado que lucra com a indústria alimentícia, o monocultivo, os transgênicos e as commodities agropecuárias, o alimento é uma mercadoria com alto valor monetário agregado. Esses agentes estão atualmente sentados na ala VIP da bancada que decide a nossa segurança – ou insegurança – alimentar e nutricional. Estão violando a nossa autonomia de escolha e soberania alimentar!

COMO A REDE CSA BRASÍLIA VAI PARTICIPAR DO BANQUETAÇO?

O Banquetaço será um ato popular, no dia 27 de fevereiro, quarta-feira das 12:00 às 14:00 horas que acontecerá na calçada próxima à Rodoviária do Plano Piloto (plataforma superior), entre o Conic (Setor de Diversões Sul) e o Conjunto Nacional, no qual um coletivo de entidades preocupadas com o combate à fome e a promoção da alimentação adequada e saudável ofertarão um “banquete” com comida de verdade, boa, limpa e justa para os passantes.
A Rede CSA Brasília vai participar do ato, fornecendo alimentos agroecológicos produzidos pelas CSAs e divulgando a importância da iniciativa Comunidade que Sustenta a Agricultura como alternativa sustentável de um consumo consciente, justo e saudável.

#voltaconsea #nenhumdireitoamenos #comidadeverdade #banquetaço

chamada

#voltaconsea #nenhumdireitoamenos #comidadeverdade #banquetaço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s