Curso inovador pretende multiplicar CSA

Com imensa alegria começamos hoje o curso de formação em CSA para agricultores e agricultoras familiares de 4 comunidades da região norte do DF. A região da bacia do Rio São Bartolomeu, que compreende os assentamentos Três Conquistas, Chapadinhas e Oziel Alves e o acampamento Roseli Nunes, recebe uma experiência inédita que pretende transmitir a tecnologia social CSA para novos públicos.

O curso é realizado pela Matres por meio de um projeto da Rede Bartô com apoio do Sebrae e Fundação Interamericana, sendo a Andrea Zimmermann a instrutora e contando com a organização da Érica Lobato. Com quatro dias de duração, o curso é a primeira etapa de um projeto que prevê a implantação de novas CSA. 

A proposta, inovadora, envolve a formação de novas CSA com apoio de diagnóstico participativo da equipe da Matres, abarcando desde a mobilização de co-agricultores, planejamento financeiro e organização da produção, até o momento da entrega da primeira cesta. 

Os participantes do curso que não estão diretamente envolvidos na formação de uma nova CSA acompanham todo o processo de formação e, após seis meses, o processo de gestão das novas comunidades. Essas, chamadas de CSA Escola, são consideradas ambientes de aprendizagem para outros agricultores. 

Esse modelo, portanto, é um conceito novo de multiplicação de experiência que tem o objetivo de facilitar a formação de novas CSA. 

WhatsApp Image 2019-04-25 at 16.48.52

Quer saber mais sobre a história da criação das CSA no DF? Acesse e descubra como a Rede CSA Brasília foi formada.

Se você é agricultor, agricultora ou um consumidor interessado em formar uma nova CSA, envie um email para Brasília.csa@gmail.com e iremos cadastrar seu contato para futuros cursos e formações.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s