Com imensa alegria começamos hoje o curso de formação em CSA para agricultores e agricultoras familiares de 4 comunidades da região norte do DF. A região da bacia do Rio São Bartolomeu, que compreende os assentamentos Três Conquistas, Chapadinhas e Oziel Alves e o acampamento Roseli Nunes, recebe uma experiência inédita que pretende transmitir a tecnologia social CSA para novos públicos.
O curso é realizado pela Matres por meio de um projeto da Rede Bartô com apoio do Sebrae e Fundação Interamericana, sendo a Andrea Zimmermann a instrutora e contando com a organização da Érica Lobato. Com quatro dias de duração, o curso é a primeira etapa de um projeto que prevê a implantação de novas CSA.
A proposta, inovadora, envolve a formação de novas CSA com apoio de diagnóstico participativo da equipe da Matres, abarcando desde a mobilização de co-agricultores, planejamento financeiro e organização da produção, até o momento da entrega da primeira cesta.
Os participantes do curso que não estão diretamente envolvidos na formação de uma nova CSA acompanham todo o processo de formação e, após seis meses, o processo de gestão das novas comunidades. Essas, chamadas de CSA Escola, são consideradas ambientes de aprendizagem para outros agricultores.
Esse modelo, portanto, é um conceito novo de multiplicação de experiência que tem o objetivo de facilitar a formação de novas CSA.
Quer saber mais sobre a história da criação das CSA no DF? Acesse e descubra como a Rede CSA Brasília foi formada.
Se você é agricultor, agricultora ou um consumidor interessado em formar uma nova CSA, envie um email para Brasília.csa@gmail.com e iremos cadastrar seu contato para futuros cursos e formações.